Histórico


A Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - (ABEQUA) - é uma entidade científica, sem fins lucrativos, que se destina a reunir os pesquisadores do Quaternário, tem como objetivos:

  • Congregar todos que no Brasil se dediquem aos múltiplos aspectos da pesquisa do Quaternário;

  • Incentivar estudos do Quaternário e manter intercâmbio com associações congêneres de outros países, com a INQUA (União Internacional de Pesquisa do Quaternário) e outros organismos internacionais;

  • Promover o aperfeiçoamento de pesquisadores nas diversas especialidades abrangidas pelas pesquisas do Quaternário;

  • Realizar periodicamente reuniões científicas onde sejam relatados e debatidos assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudo do Quaternário no Brasil;

  • Manter publicações periódicas contendo trabalhos dos associados e que divulguem informações de interesse para os membros da Associação.

Embora vários pesquisadores, entre geólogos, geomorfólogos, arqueólogos, pedólogos e naturalistas em geral, já se dedicassem a estudos de vários aspectos do Quaternário desde o século passado e mesmo antes disso, o interesse maior dos geólogos por esta época geológica teve início somente no fim da década de 60.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) que já vinha detectando esta tendência há algum tempo, promoveu em 1971, em São Paulo, durante o XXV Congresso Brasileiro de Geologia, o 1° Simpósio do Quaternário. Na época foi também criada a Comissão Científica do Quaternário no âmbito da SBG. Seguiram-se mais três simpósios (2° em Porto Alegre em 1974, 3° em Camboriú em 1980 e 4° no Rio de Janeiro em 1981), além de diversas sessões técnicas ligadas ao Quaternário durante os vários Congressos Brasileiros de Geologia.

Após reuniões sucessivas de algumas figuras representativas da comunidade geocientífica, tendo sido constatada a existência de número considerável de interessados no assunto, foi criada no 2° semestre de 1984, a Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - (ABEQUA), com sede oficial em São Paulo.

 





Congressos

Utilize um dos métodos abaixo para consultar os
trabalhos apresentados em nossos congressos.
Arquivos disponiveis para download.

Pesquise pelo ano do congresso:


Clique aqui e acesse a página especial
dos Anais do Congresso da ABEQUA 2011

Pesquise pela área de atuação:


Busca por palavra-chave:


Áreas de Atuação

Conheça as áreas de atuação da ABEQUA.

Escolha a opção: